"Ser único é muito mais que ser diferente"

2009-01-11

A TOY ART

A Toy Art surgiu no Japão, em 1994. A estufadora de bonecas de uma fábrica em Tóquio, designer e pintora Keiko Miyata transformou seu ofício em arte.
Michael Lau, de Hong Kong, é outro pioneiro no assunto.

Keiko Miyata cria bichos de pelúcia conceituais, ora fofinhos, ora monstruosos e em diversos tamanhos. Já Michael Lau se destaca por seus bonecos feitos em vinil de figuras do cenário hip hop de seu país, além de tantos outros personagens repletos de referências à cultura de rua, como o grafite.

No Brasil a Toy Art é desenvolvida sobre uma estética própria, focada na utilização de materiais alternativos com formas, cores e personagens num universo bastante lúdico.

Os personagens são repletos de referências à cultura de rua, como o grafite. Bonecos de pano e vinil são bastante comuns, porém os materiais utilizados podem ser os mais diversos possíveis. Influências da arte de rua e de desenhos animados se confirmam como uma tendência, mas, assim como os materiais utilizados na confecção dos brinquedos, os temas são ilimitados. Apesar de ainda ser uma novidade no Brasil, em países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, eles já têm um número expressivo de colecionadores, apreciadores e produtores.

No comments:

Post a Comment